Muita demora no processo, será que fiz algo errado?

Fórum Ciclo Orgânico Compostagem com minhocas (Minhocário) Muita demora no processo, será que fiz algo errado?

Moderador

Oi! Estou há alguns meses com as duas caixas  paradas, mas não parece que o composto já esteja coletável… Tenho inclusive tido que descartar meus resíduos orgânicos. Será que não estou sabendo quando uma caixa está “pronta”? Ou que tenho poucas minhocas? Ou é só impaciência mesmo haha? Obrigada!

0
    0
Visualizando 6 respostas da discussão
  • Respostas
      Thamyris
      Moderador
      Olá Maria  Eduarda, tudo bem? 🙂

Vc tem foto da sua composteira?

Os resíduos orgânicos depositados nas caixas ainda são visíveis?

Caso a resposta seja sim, é necessário esperar mais uns dias, mas nada a impede de esvaziar a caixa e começar  um novo ciclo de compostagem!

Obrigada,

Thamyris.

• Esta resposta foi modificada 11 meses atrás por Thamyris.
      Equipe Ciclo Orgânico | Juntos por uma Comunidade Sem lixo!
      3
      0
      Maria Eduarda
      Moderador
      Muito obrigada pela resposta! A caixa que está há mais tempo está assim, como na foto. Não tem problema mexer para ver como está embaixo?

0
      0
      Lucas Chiabi
      Moderador
      Olá Maria Eduarda,

É bem provável que seu minhocário esteja muito seco e por isso a atividade das minhocas e microrganismos esteja lenta. Vale a pena borrifar água e reduzir a quantidade serragem na alimentação das próximas vezes.

Uma boa dica é fazer esse teste para saber se a umidade está no ponto correto:

Quando apertar com a mão a matéria orgânica que já está no seu minhocário, devem aparecer algumas gotas de água entre os dedos, se escorrer água pela mão, ele está encharcado e se não sair nenhuma água entre os dedos, está seco demais.

Manda notícias pra gente!! 🙂

Fundador do Ciclo Orgânico | Juntos por uma Comunidade Sem Lixo!
      1
      0
      Anônimo
      Inativo

Eu gostaria de saber que estágio está o meu composto e quais o passos seguintes a serem tomados para adquirir o húmus. Vejo que a maioria dos resíduos do meu lixo orgânico estão decompostos, o que ainda está presente são os caroços e a serragem.  Nesta caixa eu coloquei muita serragem, pois quis eliminar algumas larvas que apareciam, funcionou, mas a serragem agora está ainda muito visível.

0
      0
      Thamyris
      Moderador

Paraguassu Abrahao:

Eu gostaria de saber que estágio está o meu composto e quais o passos seguintes a serem tomados para adquirir o húmus. Vejo que a maioria dos resíduos do meu lixo orgânico estão decompostos, o que ainda está presente são os caroços e a serragem.  Nesta caixa eu coloquei muita serragem, pois quis eliminar algumas larvas que apareciam, funcionou, mas a serragem agora está ainda muito visível.

Olá Paraguassu, tudo bom?

Você pode esvaziar a sua caixa,  separar os caroços que ainda não foram decompostos para retornarem ao ciclo novo da caixa de compostagem.

Se você quiser um composto sem a serragem, sugiro deixar secando por uns dias em um local aberto, com luz do sol, e depois disso, peneirar o seu composto pronto.

Espero ter lhe ajudado! 🙂

Equipe Ciclo Orgânico | Juntos por uma Comunidade Sem lixo!
      1
      0
      Lucas Chiabi
      Moderador
      Paraguassu,

Se você deixar por mais tempo o material nessa caixa, ele vai se decompor ainda mais e a serragem vai desaparecer, mas se já não estiver com cheiro e estiver com uma boa textura de humús, não hà problema nenhum em colocá-lo na horta.

Caso, você vá plantar sementes de hortaliças, que são mais sensíveis, a dica da Thamyris de peneirar é o mais recomendado, pode ser em uma peneira de obra mesmo ( a melhor é a peneira de feijão).

Abraços!!

Fundador do Ciclo Orgânico | Juntos por uma Comunidade Sem Lixo!
      1
      1
      Anônimo
      Inativo
      Obrigada.
      0
      0
Visualizando 6 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.