Minhas caixas estão todas cheias, e agora?

Fórum Ciclo Orgânico Compostagem com minhocas (Minhocário) Minhas caixas estão todas cheias, e agora?

Moderador
    Minhas caixas estão todas cheias, e agora?
    Equipe Ciclo Orgânico | Juntos por uma comunidade sem lixo!
    0
    0
Visualizando 5 respostas da discussão
  • Respostas

Talvez o seu minhocário seja pequeno para a quantidade de resíduos que você gera, nesse caso você consegue adicionar mais um andar “caixa digestora” nele, iniciar um segundo minhocário ou fazer a assinatura de um dos nossos planos de coleta domiciliar dos resíduos orgânicos.

Ou o seu processo de compostagem está muito lento, em média, são 90 dias para que você consiga um bom húmus, mas a falta de umidade ou o excesso dela podem atrasar bastante o processo.

Caso o seu húmus mais antigo já esteja com o aspecto de terra, sem cheiro e você não consiga mais identificar os resíduos, é um sinal que ele já está estabilizado e você pode deixar que ele termine de se decompor no seu jardim, assim você consegue esvaziar mais uma caixa e voltar a alimentá-la.

Ciclo Orgânico | Juntos por uma Comunidade Sem Lixo!
      0
      0
      Marcia Cardoso
      Moderador
      Furinhos na caixa digestora

Boa noite.
      Eu tenho a composteira Humi e tem uns furinhos na parte de cima da caixa digestora para circulação de ar, a minha primeira caixa está quase cheia, conforme pode ser visto na foto anexada aqui, eu devo encher até em cima ? Isso poderá obstruir a passagem de ar…
      Ou devo encher somente até imediatamente abaixo da linha dos furinhos para não obstruir a passagem do ar ? e as minhocas conseguirão passar desta caixa para a de cima quando eu trocar as caixas? Ficou clara a minha dúvida ?

Grata antecipadamente pela ajuda !
      0
      0
      Marcia Cardoso
      Moderador
      Me desculpe, preenchi minha dúvida no lugar errado e não tem como apagar…..
      0
      0
      Lucas Chiabi
      Moderador
      Boa pergunta Marcia, ficou clara sim!!

O ideal é encher até a altura dos furinhos mesmo, vai evitar de obstruir a passagem de ar e não vai atrapalhar o encaixe do anel quando você fizer a troca das caixas.  E as minhocas vão conseguir subir sozinhas sim, mesmo sem que o resíduos esteja em contato com o fundo da caixa superior. =)

Grande abraço,
      Lucas

Fundador do Ciclo Orgânico | Juntos por uma Comunidade Sem Lixo!
      1
      0

Marcia Cardoso: Me desculpe, preenchi minha dúvida no lugar errado e não tem como apagar…..

Sem problemas Marcia! Excluímos o outro tópico e mantivemos esse para ficar aqui no mesmo assunto, ok? =]

Ciclo Orgânico | Juntos por uma Comunidade Sem Lixo!
      1
      0
      Marcia Cardoso
      Moderador
      Muitíssimo grata pela atenção e resposta !
      0
      0
Visualizando 5 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.